PERFURAÇÃO

Querendo compartilhar experiências ou conhecer as opiniões de outros participantes desse Fórum? Esse é o lugar.

PERFURAÇÃO

Mensagempor clarissa em Qui Jul 24, 2008 3:27 pm

Boa tarde...
Peguei um caso onde o profissional anterior fez uma perfuração no assoalho do dente 26.
Uso o MTA p/ tratamento??
Posso obturar os canais antes de fazer o tratamento da perfuração?
Aguardo retorno... obrigada
Dra. Clarissa
clarissa

Data de registro: Qui Jul 24, 2008 3:24 pm

Re: PERFURAÇÃO

Mensagempor Otávio de C. Arruda em Sex Jul 25, 2008 7:21 am

Clarissa
Eu usaria MtA ....mas faria tb o seguinte, faria a instrumentação dos condutos, e deixaria com curativo de hidróxido de calcio, , ate a regressão da lesão.
Deixaria tambem bem avisado o paciente e tb, pediria p/ o mesmo assinar um ´rontuario ciente da situação de risco.
abraço
Otávio
Otávio de C. Arruda

Data de registro: Qua Fev 27, 2008 8:33 am

Mensagempor clarissa em Sex Jul 25, 2008 2:46 pm

Pensei nisso tb otávio, mas achei que ja poderia obturar os canais, vou seguir o conselho e fazer trocas de hidróxido de cálcio até haver regressão da lesão.
obrigada
clarissa
clarissa

Data de registro: Qui Jul 24, 2008 3:24 pm

Mensagempor marcellacanto em Dom Dez 27, 2009 11:46 pm

Trabalhei num caso parecido desta maneira: no lugar não tinha MTA, então optamos por pó de hidróxido de calcio na perfuração até dar um certo "vedamento" e ionômero de vidro por cima, pra proteger. Fiz essa troca 3 vezes, com espaço de 30 dias entre cada troca. Na quarta vez o processo foi repetido e os canais já feitos PQC foram obturados. Infelizmente não tive retorno da paciente (tratei ela durante o curso de especialização) então não tive como proservar. Mas foi essa a conduta indicada pela minha professora na época, e ela disse ser efetiva.
marcellacanto

Data de registro: Dom Dez 27, 2009 9:26 pm

Retornar para Endodontia