O que são aftas?

remedio para afta

As aftas podem ser designadas como uma lesão arredondada na cavidade bucal, sendo elas, brancas ou amareladas com bordas de cor avermelhada.

Comumente surgem na mucosa bucal, gengiva ou língua, tendo assim um tamanho variado, porém geralmente possuindo 1 cm de diâmetro.

Quais são os principais tipos de aftas

As aftas podem ser caracterizadas de três maneiras diferentes, sendo elas:

  • Estomatite Aftosa Menor: é a forma mais comum de afta que acomete a maior parte das pessoas que sofrem com o problema.
  • Estomatite Aftosa Maior: é um tipo mais agressivo, que causa maior desconforto em quem sofre com o problema, representa cerca de 15% das pessoas que são afetadas por algum tipo de afta.
  • Estomatite Aftosa Herpetiforme: é uma forma mais atípica de afta, que consiste em um agrupamento de pequenas aftas que podem se unir e virar uma maior. Por ser um tipo mais incomum, apenas cerca de 5% das pessoas têm esse tipo de afta.

Além dos tipos de aftas, elas ainda podem ser enquadradas em dois outros grupos:

  • Aftas Traumáticas: são as aftas ocasionadas por algum trauma na cavidade bocal, como: batida acidental com a escova de dente ou até mesmo o próprio aparelho ortodôntico.
  • Aftas Alérgicas: são aftas que surgem em decorrência de alguma alergia, sendo de algum alimento ou medicamento. A anemia também pode propiciar o desencadeamento de aftas.

Causas de aftas

Não se sabe ao certo os fatores que levam ao surgimento das aftas, apesar disso, acredita-se que o surgimento está atrelado a um sistema imunológico debilitado ou uma condição genética.

Alguns fatores podem ter algum vínculo ao surgimento das aftas, tais como: HIV/Aids, sendo uma doença que ataca de forma agressiva o sistema imunológico, tornando o paciente mais favorável ao surgimento de aftas, assim como, pessoas vitimadas pelo câncer, que durante o tratamento de quimioterapia ou radioterapia têm seu sistema imunológico fragilizado.

Outro fator importante a respeito das aftas, está relacionado ao fato que ela é mais comum em mulheres, devido à variação hormonal.

Também vale destacar que, cerca de 30% dos casos, podem ser resultado de predisposição genética. Também é importante saber que as aftas não são contagiosas, e podem muitas vezes serem confundidas com herpes simples.

Tratamento de aftas

Para as aftas, não existe um tratamento específico, normalmente elas permanecem na boca do indivíduo por um período de 5 a 10 dias. Porém, em casos onde a dor se torna insuportável ao paciente, pode-se utilizar pomadas com analgésico e remedio para afta.

Em casos mais específicos, como adultos com baixa imunidade, pode ser recomendado a utilização de antifúngicos, porém, em pessoas com um sistema imunológico mais debilitado, como é o caso de vítimas de HIV, os antifúngicos podem não ser eficazes, exigindo um tratamento mais forte para o desaparecimento por completo das aftas.

Como prevenir as aftas?

Alguns hábitos podem ser importantes para a prevenção das aftas, simples atitudes como: manter a higiene bucal, frequentar regularmente o dentista e ter uma alimentação saudável, evitando frequentemente alimentos com alto teor de açúcar, ajudam a manter uma vida saudável e uma boca livre das aftas.

Deixe um comentário