Função do cartão do SUS

cirurgia bariatrica pelo sus

O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), foi criado pelo Governo Federal, e tem como objetivo criar um banco de dados, guardando as informações de todos os usuários cadastrados, assim gerando histórico de consulta dos pacientes, exames e também o acesso dos pacientes a medicamentos fornecidos pelo governo.

Outro aspecto importante do cartão do Sistema Único de Saúde, é que atualmente, quando se frequenta uma unidade médica pública, além de todos os documentos corriqueiros cobrados, o cartão do SUS também solicitado, tornando – se assim um pré-requisito na hora de marcar uma consulta na rede pública de saúde.

Para os usuários de planos de saúde privada, o cartão do SUS ainda é importante, uma vez que em casos de acidentes, as vítimas são primeiramente atendidas pelo Corpo de Bombeiros ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e direcionadas a um hospital público antes de serem levadas a uma instituição privada.

O que é o cartão do SUS?

O cartão do Sistema Único de Saúde é um cartão que deve ser portado por todo cidadão residente em território brasileiro, uma vez que ele é imprescindível quando se pretende ter acesso ao serviço público de saúde.

Ele é necessário, por exemplo, para atendimento no pronto-socorro, marcação de consultas, retirada de medicamentos, realização de exames e também para a realização de procedimentos cirúrgicos, sejam emergenciais ou previamente programados, como a cirurgia bariátrica pelo SUS.

Como fazer o cartão do SUS?

Se você ainda não o possui o cartão do Sistema Único de Saúde, você pode adquirir o cartão do SUS de maneira fácil e ágil, basta dirigir-se a um centro de saúde da sua cidade para realizar o cadastro.

Vale lembrar que para a realização do cadastro, são necessários documentos como: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de casamento ou certidão de nascimento.

Quais as vantagens do cartão do SUS?

cirurgia bariatrica pelo sus

As vantagens em possuir o cartão do Sistema Único de Saúde estão na facilidade em acesso ao histórico do paciente, assim como o acesso ao sistema de saúde.

Para a União, também vantagens, na organização e agilidade dos serviços, além de as demais unidades poderem comunicar-se entre si para obter alguma informação sobre determinado paciente, assim como, facilitar o acesso a informações utilizadas pelo governo, em pesquisas ou para identificar alguma falha no sistema de saúde da União.

Como usar o cartão do SUS no celular

O cartão do SUS possui uma versão digital desenvolvida em agosto de 2015, e está disponível para tablets e smartphones, ficando disponível para download na loja de aplicativos dos aparelhos Android.

Com essa funcionalidade você tem a oportunidade de acessar o seu cartão do SUS na versão digital facilmente sem ter muita dificuldade, levando ele sempre com você para onde for.

Deixe um comentário